sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dia da Bandeira

“Dia da Bandeira

A bandeira de um país é um dos símbolos mais importantes, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo, etc. Deve ser hasteada pela manhã e arriada no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.

No Brasil, 19 de novembro é o dia da bandeira. A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.

A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. A primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.


O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 509 anos de existência. No atual, o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco a paz. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

A primeira versão da Bandeira era composta por 21 estrelas que representavam 21 estados. Hoje a bandeira tem 27 estrelas.

As bandeiras têm diferentes significados e representam coisas distintas, como grupo, cidade, estado, país, instituição comercial, time de futebol, mas podem apresentar elementos comuns.

As primeiras bandeiras foram vistas nas antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, os responsáveis pela defesa do país. Serviam para evitar que os exércitos fossem confundidos com outras armadas. Isso fez com que se evitassem a morte de centenas de soldados, pois os exércitos aliados conseguiam identificar os grupos de soldados que não eram seus inimigos.

Algumas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país.

A do Japão é branca, com um círculo vermelho ao centro, que simboliza o sol. Por isso o país é chamado de Terra do Sol Nascente.

A bandeira da Arábia Saudita possui uma frase que quer dizer que no país “existe só um Deus e Mohamed é seu profeta”. 

O Nepal tem uma bandeira com o sol e a lua, que significa que o país existirá enquanto os dois astros existirem. 

Atividades: 

Confeccionar bandeiras ou objetos com as cores da bandeira brasileira.

Objetivos:

a) Conhecer a história da Bandeira do Brasil, o significado das cores e o contexto de sua criação. 
b) Entender os valores que os símbolos nacionais representam. 
c) Expressar-se de forma criativa confeccionando diferentes mimos utilizando as cores da Bandeira do Brasil.

Atividade 01 – Bandeira do Brasil - móbile

Material: papelão, Cola branca, Tempera guache amarelo, azul e verde, Crystal cola Brilliant branca, Tinta Confetti, tesoura, fio elástico prateado.

Modo de fazer:

a) Desenhe uma bandeira brasileira em ¼ de cartolina. 
b) Faça linhas paralelas nas formas geométricas. Recorte. Você terá um retângulo e um losango vazado. Recorte o círculo. 
c) Transfira esses moldes para o papelão, corte duas vezes cada uma. 
d) Junte os dois círculos com cola branca. Entre eles cole o fio elástico prateado. 
e) Cole os dois losangos de papelão, passando o fio por dentro deles. 
f) Por último cole os retângulos, também com o fio passando por ele, de maneira que fique uma sobra que servirá para pendurar o móbile.

Atividade 02 – Bijuterias – “Cores da bandeira” 

Material: Papel mache, Base Acrílica para Artesanato, Tinta Mosaico verde, azul, amarelo e branco, Primer, palito de churrasco e fio elástico para bijuteria. 

Modo de fazer: 

a) Prepare a massa do papel mache, seguindo as instruções da embalagem. 
b) Modele as formas para fazer os pingentes. Faça um furo na parte superior com o palito de churrasco. Espere secar. 
c) Passe uma demão de Primer. Espere secar. 
d) Faça linhas bem fraquinhas sobre a peça para iniciar a pintura. 
e) Sobre as linhas passe Tinta Mosaico branca. Espere secar. 
f) Preencha os espaços com a Tinta Mosaico verde, azul e amarelo. 
g) Passe o fio elástico prata para montar sua bijuteria. 
h) Promovam um desfile com as bijuterias no Dia da Bandeira. 


Atividade 03 – Bandeira do Brasil – Pintura soprada 

Material: Cartolina branca, tinta guache, acrílica ou plástica, água, canudos, papel color set verde, amarelo e azul, cola branca, tesoura, Crystal cola amarelo Mettalic e prata Glytter. 

Modo de fazer: 

a) Dilua as tintas verde, azul e amarelo em água, num copo amarelo, em outro verde e em no terceiro azul. 
 b) Coloque pingos de tinta verde sobre um quarto de cartolina branca e assopre com o canudo em várias direções. Faça dessa forma várias vezes, até que toda a folha esteja marmorizada. 
c) Proceda da mesma forma com o amarelo e o azul. Espere secar. 
d) Corte o retângulo verde e cole sobre um retângulo maior verde de papel color set. Faça a mesma coisa com o losango amarelo sobre o papel color set amarelo e o círculo azul sobre o papel color set azul. Corte deixando uma margem de alguns milímetros. 
e) Finalize com Crystal cola dourada na volta do losango e estrelas prateadas sobre o azul. 

Atividade 04 – Bandeira do Brasil – Camiseta - Pontilhismo 

Material: camiseta, Tinta dimensional verde, branco, amarelo e azul, desenho da bandeira. 

Modo de fazer: 

a) Faça o desenho da Bandeira do Brasil e transfira para a camiseta. 
b) Com Tinta Dimensional nas cores branco, amarelo, verde e azul, faça pontinhos preenchendo os espaços. Espere secar.


Conteúdos trabalhados: 

-  Datas Comemorativas – “19 de Novembro – dia da Bandeira” 
- Hino Nacional Brasileiro e Bandeira Brasileira 
- Valores pátrios 
-  Pontos, Linhas, formas, cores, sobreposição, composição, proporção, textura, harmonia. 

 Técnicas trabalhadas: 

- Móbile da bandeira - Pintura em sucata (papelão) - (Atividade 01) 
- Bijuterias – Pintura com Tinta Mosaico - (Atividade 02) 
- Pintura soprada com canudinhos de refrigerantes - (Atividade 03) 
- Pontilhismo – Pintura em camiseta (Atividade 04)

Possibilidades de trabalho: 

- Converse com seus alunos sobre a Bandeira Brasileira, sobre a importância desse símbolo nacional para cada país e o significado das cores da nossa bandeira. 
- Fale das formas geométricas que existem na nossa bandeira, da proporção entre elas e da colocação delas para a montagem da bandeira. 
- Peça as crianças que pesquisem sobre as estrelas que nossa bandeira possui e o local onde elas são colocadas dentro do círculo. 
 - Relembre o Hino Nacional Brasileiro e fale da importância de cada cidadão conhecer o hino do seu país e saber cantar. Cantem juntos o Hino Nacional. 
- Peça que realizem atividades com as cores da Bandeira brasileira. 
Nota: É importante que não tenha um “modelo” exposto para que o aluno copie. Deixe que seu aluno faça do seu próprio jeito, crie.

Observação: Para saber sobre as demais Datas Comemorativas consulte os livros “Comemorando e Aprendendo” I, II, III e IV de Ivete Raffa – Editora Giracor. 

Dicas:

1. Atividade 01 – Móbile - Ao fazer o desenho das formas da Bandeira, é necessário deixar pelo menos 0,5 cm entre o retângulo e o losango e entre o losango e o círculo para que as formas não se encostem e rodem quando o móbile estiver pendurado.
2. Atividade 01 - Deixe secar bem o guache ou tinta Acrílica para passar a Tinta Confetti. Passe primeiro de um lado, espere secar, só depois passe do outro lado.
3. Atividade 02 – Bijuterias – Faça as formas dos pingentes com o papel mache e coloque pra secar. Ao perceber que secou de um lado, vire para secar do outro lado. Só depois de bem seco passe o Primer e depois a Tinta Mosaico.
4. Atividade 03 – Pintura soprada – Para fazer a pintura soprada dilua a Tinta guache ou acrílica de maneira que nem fique muito grossa e nem tão aguada, assim o efeito ficará mais bonito.

Nenhum comentário: